Sejam todos Bem vindos ...

Quero muito a participação ativa de todos com sugestões, palpites, solicitando temas, etc ... quero tornar esse nosso cantinho muito aconchegante, conto com vcs ...
Bjoss

sábado, 10 de setembro de 2011

É bom lavar os cabelos todos os dias?




Além de hidratados, brilhosos, cheirosos, você está sempre buscando maneiras de deixar seus cabelos completamente limpos. E, claro, uma delas é lavar os fios diariamente, de preferência com uma água bem quentinha. Mas você sabia que isso é um hábito que pode fazer mal às madeixas?

Quem explica melhor o assunto é a dermatologista Mônica Linhares do Espaço Saúde Rio. “Não há uma regra a ser seguida. Mas muitas doenças capilares como a caspa e a dermatite seborréica, entre outras, podem ser oriundas do excesso de lavagens. Em pessoas que apresentam dermatite seborreica, por exemplo, deve-se evitar a lavagem dos cabelos todos os dias, pois estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

Depois de muito avaliar couros cabeludos e cabelos de clientes com estes diferentes comportamentos, a dermatologista garante: "Já encontrei pessoas que apresentam couros cabeludos saudáveis e com ótima aparência lavando apenas 1 ou 2 vezes por semana”, explica a médica que, no geral, indica a lavagem em dias alternados ou a cada dois dias.

Mas isso não serve para todo mundo. Caso seus cabelos sejam oleosos ou se faz uso de acessórios ou produtos sem enxágue, deve tomar cuidado. “Impossível para algumas pessoas se adaptarem a este tipo de hábito. Muitas fazem academia, correm, suam demais, usam bonés, capacetes, aplicam gel ou outros produtos modeladores e sentirão necessidade de lavar todos os dias”, explicou a médica.

A atenção também deve ser redobrada com a temperatura da água na lavagem dos fios. O ideal é lavá-los com água fria ou morna, nunca quente! “Nunca use água quente, pois o cabelo pode ficar ressecado. Água gelada também nem pensar, já que o fio corre o risco de ficar oleoso", conclui.
Mas se você não abre mão de lavar todos os dias ou então quer experimentar lavar em dias alternados, a dermatologista deu algumas dicas para, independente da sua escolha, poder manter os cabelos limpos e, principalmente saudáveis.

Dicas:

Depois de lavar e enxaguar bem os cabelos, não deixe restos de creme no couro cabeludo e nos cabelos com a intenção de hidratá-los ainda mais. Esses resíduos que ficam no cabelo impedem o crescimento, e deixa o cabelo com aspecto pesado, sem leveza nos fios.

Sempre que lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo com a pontinha dos dedos em movimentos circulares. Cuidado com a ponta das unhas, pois podem ferir sua cabeça.

Um cuidado básico e eficaz, que deve ser feito sempre, é por escolher uma linha de tratamento para uso diário que combine com o seu tipo de cabelo.

Sempre que possível, seque os cabelos em casa. Sair com os cabelos úmidos atraem a poluição e sujeira do ar, assim, depois de secos eles ficarão com uma aparência de sujos e pesados.

Se lavar a cabeça muito próximo da hora de dormir, o mais legal é dar uma leve secada com o secador de forma irregular, do que deitar com os fios molhados, que podem inclusive mofar.

Fonte: Bolsa de Mulher.
Créditos: Dreamstime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário