Sejam todos Bem vindos ...

Quero muito a participação ativa de todos com sugestões, palpites, solicitando temas, etc ... quero tornar esse nosso cantinho muito aconchegante, conto com vcs ...
Bjoss

domingo, 29 de agosto de 2010

"Polenta Invocada"



Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de milho instantânea para polenta
1 1/2 xícara de água fria
1 pitada de sal
3 azeitonas pretas de excelente qualidade (usei das sírias)
1 colher de chá de salsa
1 pitadinha de pimenta caiena
1 tomate em rodelas
3 miolos de alcachofra em conserva
1/2 xícara de queijo coalho ralado grosso (se não tiver, pode substituir por minas meia-cura, gruyère ou mesmo parmesão)
manteiga ou margarina para untar


Modo de Preparo:

Preaqueça o forno.
Numa panela, despeje o milho, a água e o sal e leve ao fogo.
Enquanto a mistura aquece, pique grosseiramente as azeitonas e a salsa.
O caldo amarelo a essa altura é como uma criança peralta que exige cuidados mas que se pode ainda moldar com relativa facilidade. Com a colher de pau, mexa até ferver.
Comece a cronometrar cinco minutos, sem parar de mexer. Aos três minutos, a polenta é uma pré-adolescente emburrada e começa a dar sinais de independência, querendo se desgrudar das laterais a cada borbulha de fervura. Persevere na mexida e veja que ao fim do tempo marcado ela chega à idade adulta, toda independente, soltando-se do fundo da panela. Desligue o fogo.
Adicione as azeitonas, a salsa e a pimenta e dê uma misturada vigorosa.
Unte um refratário raso com a manteiga ou margarina. Despeje nele a polenta e alise com as costas de uma colher molhada com água.
Se o dia estiver bem frio, a essa altura a polenta será uma mulher feita. Madura o suficiente para manter sua forma e essência, aceitando de bom grado novas camadas de informação, jamais a incorporação de outros ingredientes em sua existência mais profunda.
Sobre a massa, disponha as rodelas de tomate, os miolos de alcachofra displicentemente desmanchados e os flocos de queijo.
Leve ao forno para gratinar. Em coisa de dez minutos, se seu forno for potente, ela se transformará numa fascinante senhorinha, daquelas que parecem fofas e um tanto frágeis, mas têm picância e complexidade, são ao mesmo tempo afetuosas e invocadas.
Receita recebida da amiga Lia por e mail.

Bom Apetite
Beijos Lela

Nenhum comentário:

Postar um comentário