Sejam todos Bem vindos ...

Quero muito a participação ativa de todos com sugestões, palpites, solicitando temas, etc ... quero tornar esse nosso cantinho muito aconchegante, conto com vcs ...
Bjoss

domingo, 11 de julho de 2010

"Pudim de doce de leite"




Para o Pudim

Ingredientes
2 l de leite tipo A
1 kg de açúcar
9 gemas
1 ovo
Modo de Preparo

1. Numa panela, coloque o leite e o açúcar e misture bem, até dissolver o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 3 horas, ou até que o líquido esteja reduzido à metade do volume inicial. Para evitar que o leite derrame coloque um pires dentro da panela e deixe durante todo o cozimento.

2. Retire a calda de leite do fogo e passe por uma peneira. Deixe esfriar.

3. Coloque as gemas e o ovo numa tigela grande e bata com um fouet (batedor de arame) por 3 minutos.

4. Separe 1 litro do doce de leite e adicione delicadamente em fio à mistura de ovos. Misture bem até obter um creme homogêneo. Reserve.

5. Pre aqueça o forno a 170º C (temperatura baixa).

6. Caramelize uma fôrma de pudim de 20 cm de diâmetro. Para isso, com uma luva ou pano, segure a fôrma com açúcar sobre a chama do fogão. Vá virando a fôrma para o caramelo que se formar cobrir toda a lateral.

7. Transfira o creme para a fôrma caramelizada e cubra com papel-alumínio.

8. O pudim irá assar em banho-maria. Para isso, coloque a fôrma de pudim dentro de uma assadeira com um pouco de água. Leve ao forno e deixe assar por 1 hora e 30 minutos.

9. Quando o pudim estiver pronto, retire-o do forno com cuidado para não se queimar. Tire a fôrma de pudim de dentro da assadeira com água e deixe esfriar. Depois de frio, leve o pudim à geladeira por no mínimo 3 horas.

10. Para desenformar o pudim, passe uma faquinha de ponta arredondada nas laterais da fôrma. Coloque a fôrma sobre a chama do fogão, com o fogo baixo. Deixe por 20 segundos. Isso fará com que o pudim saia mais facilmente. Sirva a seguir.

Bom apetite ...bjos Lela

Nenhum comentário:

Postar um comentário