Sejam todos Bem vindos ...

Quero muito a participação ativa de todos com sugestões, palpites, solicitando temas, etc ... quero tornar esse nosso cantinho muito aconchegante, conto com vcs ...
Bjoss

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Iniciaremos essa semana falando da batata.

PLANTAÇÃO DE BATATAS NO SUL DO BRASIL.


Batata ou semilha(Solanum tuberosum) é um vegetal perene da família das solanáceas, originária da América do Sul cultivada em todo o mundo pelos seus tubérculo comestíveis.

Existem seis outras espécies do género Solanum, com menor importância. A relação da batata com a batata-doce é bem pequena porque os vegetais não compartilham do mesmo gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem. Actualmente cultivam-se milhares de variedades de batata.

Origem

Plantação de Batata na Região Sul do Brasil. Conhecida por Batata Inglesa.A batata é originária do altiplano dos Andes e em 1570 foi levada do Peru para a Europa pelos conquistadores espanhóis como mera curiosidade botânica para, com o passar do tempo, vir a se tornar um dos vegetais mais utilizados na alimentação humana em todo o mundo.

A batata já era cultivada pelos habitantes da América do Sul desde eras imemoriais. Os mais antigos restos destes tubérculos cultivados (e também de batata-doce) foram encontrados dentro de cavernas situadas a cerca de 2800 metros de altitude no canion Chilca na região costeira do Peru (a 65 Km a sudeste da capital Lima). Estes restos (como o substrato que os continha) foi datado de 8000 a.C. período glaciário do fim do pleistoceno, quando aqueles planaltos andinos estavam cobertos de gelo.

Recente pesquisa baseada no DNA comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evocou evidências arqueológicas de que o vegetal ali já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana.

O nome batata na língua portuguesa se originou da palavra "papa" que designa a planta e tubérculo na língua quíchua.Ainda em nossos dias, nos países andinos, se produz e se comercializa ordinariamente mais de 200 variedades diferentes de batatas. Actualmente, a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano.
A batata é rica em grãos de amido, armazenados nos amiloplastos.
A batata tem vitamina B e C e é rica em ferro e zinco



Variedades:

O número de variedades de batata é bastante considerável, conhecendo-se actualmente mais de 3000. As mais cultivadas são:

Variedades de casca vermelha
Asterix híbrido (Cardinal x SVP Ve 709) de casca vermelha e polpa bastante amarela, com maturação semiprecoce a semitardia e rendimento alto, produz tubérculos de forma oval-alongada de tamanho grande e com um teor de matéria seca alto. É susceptível a alguns vírus sendo muito susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em fresco e em batatas fritas.
Bartina híbrido (Saturna x ZPC 62-75) de casca vermelha e polpa bastante amarela, com maturação semiprecoce a semitardia e rendimento muito alto, produz tubérculos de forma redondo-ovalada de tamanho muito grande e com um teor de matéria seca baixo. Possui boa resistência à maioria dos vírus sendo moderadamente resistente ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em fresco.
Désirée: híbrido (Urgenta x Depeche) de casca vermelha e polpa amarela clara, com maturação semiprecoce a semitardia e rendimento alto, produz tubérculos de forma oval-alongada de tamanho grande e com um bom teor de matéria seca. Possuí boa resistência a diversos vírus sendo muito susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em fresco e em batatas fritas.
Kondor: híbrido (KO 61-333 x Wilja) de casca vermelha e polpa amarela clara, com maturação semiprecoce a semitardia e rendimento muito alto, produz tubérculos de forma oval-alongada de tamanho muito grande e com um teor de matéria seca muito baixo. Possuí resistência a diversos vírus sendo moderadamente resistente ao ataque da phytophthora.
Raja híbrido (Elvira x CB 70-162-23) de casca vermelha e polpa bastante amarela, com maturação semiprecoce a semitardia e rendimento muito alto a alto, produz tubérculos de forma oval de tamanho grande e com um teor de matéria seca bom a moderado. Possuí resistência a maioria dos vírus sendo susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em fresco, batatas fritas e batatas fritas de pacote.
Romano híbrido (Draga x Désirée) de casca vermelha e polpa branco amarelado, com maturação semiprecoce e bom rendimento, produz tubérculos de forma redondo-ovalada de tamanho grande e com um teor de matéria seca moderado a baixo. Possuí resistência a alguns vírus sendo muito susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em fresco.
Variedades de casca amarela
Alaska: híbrido (Mondial x Inra 79.84.88) de casca amarela e polpa amarela esbranquiçada, com maturidade medianamente precoce e alto rendimento, podendo apresentar até 11 tubérculos por planta. É uma variedade adequada para climas mais quentes, especialmente mediterrânicos.
Aminca híbrido (Resy x Amaryl) de casca amarela e polpa amarela clara, com maturação muito precoce a precoce e rendimento alto, produz tubérculos de forma oval-alongada de tamanho grande e com um teor de matéria seca moderado. Possuí boa resistência à maioria dos vírus sendo muito susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em batatas fritas.
Baraka híbrido (SVP 50-358 x Avenir) de casca amarela clara e polpa amarela clara, com maturação tardia e rendimento muito alto, produz tubérculos de forma oval de tamanho muito grande e com um teor de matéria seca alto a bom. Possuí resistência a maioria dos vírus sendo muito susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em batatas fritas e batatas fritas de pacote.
Bintje híbrido (Munstersen x Fransen) de casca amarela e polpa amarela clara, com maturação semiprecoce a semitardia e rendimento muito alto a alto, produz tubérculos de forma oval-alongada de tamanho grande e com um teor de matéria seca bom. Possuí resistência a alguns vírus sendo muito susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em fresco, batatas fritas e batatas fritas de pacote.
Escort híbrido (Rental x Cebeco 64197-16) de casca amarela e polpa amarela claro, com maturação semiprecoce a semitardia e rendimento muito alto, produz tubérculos de forma redondo-ovalada de tamanho grande e com um teor de matéria seca moderado. Possuí resistência a alguns dos vírus que afectam a planta apresentando boa resistência ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em fresco e batatas fritas de pacote.
Frieslander: híbrido (Gloria x 74 A3)de casca amarela e polpa bastante amarela, com maturação muito precoce e rendimento moderado, produz tubérculos de forma oval de tamanho grande e com um baixo teor de matéria seca. Possuí bastante resistência a diversos vírus sendo susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em fresco.
Hermes: híbrido (DDR 5158 x SW 163/55) de casca amarela e polpa bastante amarela, com maturação semiprecoce a semitardia e rendimento alto, produz tubérculos de forma redonda-ovalada de tamanho muito grande e com um teor de matéria seca bom a moderado. Possuí boa resistência a diversos vírus sendo muito susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas.
Jaerla: híbrido (Sirtema x MPI 19268) de casca amarela e polpa amarela clara, com maturação muito precoce a precoce e rendimento alto, produz tubérculos de forma redonda-ovalada de tamanho grande e com um teor de matéria seca baixo a muito baixo. Possuí resistência a diversos vírus sendo muito susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas.
Kennebec: híbrido (Chippewa x Kathadin x Earlaine x W-ras) de casca amarela clara e polpa branca, com maturação semiprecoce a semitardia e rendimento alto, produz tubérculos de forma redonda-ovalada de tamanho muito grande a grande e com um teor de matéria seca bom. Possuí resistência a diversos vírus sendo bastante resistente ao ataque da phytophthora.
Monalisa: híbrido (Bierma A1-287 x Colmo) criado na Holanda e hoje muito cultivada em França e em Portugal. De casca amarela e polpa amarela clara, com maturação semitardia e rendimento muito alto, produz tubérculos de forma oval-alongada de tamanho muito grande a grande. Possuí resistência a diversos vírus sendo susceptível ao ataque da phytophthora. Destina-se ao consumo em fresco.
Picasso híbrido (Cara x Ausonia) de casca amarela e polpa amarela clara, com maturação semiprecoce a semitardia e rendimento muito alto, produz tubérculos de forma oval de tamanho muito grande a grande e com um teor de matéria seca moderado. Possuí resistência a alguns vírus sendo muito susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em fresco.
Sinora híbrido (Agria x AM 70-2166) de casca amarela e polpa amarela claro, com maturação precoce e rendimento alto, produz tubérculos de forma redondo-ovalada de tamanho grande e com um teor de matéria seca bom. Possuí resistência à maioria dos vírus que afectam a planta sendo susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em batatas fritas e batatas fritas de pacote.
Spunta híbrido (Béa x USDA x 96-56) de casca amarela e polpa amarela clara, com maturação semiprecoce e rendimento muito alto, produz tubérculos de forma alongada de tamanho grande e com um teor de matéria seca moderado. Possuí boa resistência a diversos vírus sendo muito susceptível ao ataque da phytophthora nas folhas. Destina-se ao consumo em fresco.

Doenças e pragas
Leptinotarsa decemlineata.

Doenças:
Alternariose ou Pinta-preta Alternaria solani
Míldio da batateira ou requeima Phytophthora infestans
Sarna comum, Streptomyces scabies
Sarna prateada, Helminthosporium solani
Rizoctoniose ou sarna negra, Rhizoctonia solani
Podridão seca, Fusarium spp.
Podridão mole do tubérculo, Canela-Preta, Talo-Oco, Erwinia spp.
Roseliniose, Podridão-negra-de-roselínea
Enrolamento-da-folha ou Crespeira

Pragas
Escaravelho da batateira, Leptinotarsa decemlineata
Nemátodos
Traça da batata, Phthorimaea operculella

O ano de 2008 foi considerado o ano internacional da batata.


Gastronomia

As batatas têm grande importância na culinária. Podem ser consumidas fritas, assadas, ensopadas, à milaneza, à parmegiana, cruas ou cozidas. São muitas vezes consumidas quentes, como acompanhamento da refeição principal, ou frias como parte de saladas. Em alguns países elas são servidas no café da manhã, amassadas ou raladas e fritas. Outras formas de consumi-las são como purê, batata souté e recheadas. A batata frita em tiras curtas e muito finas, chamada de batata palha, é muito usada em acompanhamentos a pratos diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário