Sejam todos Bem vindos ...

Quero muito a participação ativa de todos com sugestões, palpites, solicitando temas, etc ... quero tornar esse nosso cantinho muito aconchegante, conto com vcs ...
Bjoss

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Qual a diferença entre light e diet?





O que é um alimento diet? Os alimentos diets são especialmente elaborados para atender às pessoas que possuem alguma restrição nutricional. No preparo destes alimentos, algum ingrediente é substituído parcial ou totalmente por outro que possui função semelhante, porém permitido para o consumo.Exemplo: o diabético substitui a sacarose (açúcar comum) por um adoçante, que não afeta o equilíbrio glicêmico do organismo, contudo adocicando o alimento.

Como elaborar um iogurte diet? É fácil, basta substituir, o açúcar que normalmente é adicionado ao leite no momento da “fervura” (no linguajar técnico denominada de pasteurização) e adicionar um adoçante confiável.

Os alimentos lights são aqueles em que há uma redução de, no mínimo, 25% no teor energético tota

E um produto light?
l e também 25% em algum nutriente como gorduras e açúcares. O light é sempre comparado com um alimento semelhante, dito tradicional.O alimento light é especialmente preparado para o consumidor que deseja fazer uma redução energética em sua alimentação, como por exemplo, diminuição na ingestão de gordura, na prevenção de problemas cardíacos.


O que é diabetes? O diabetes mellitus, é um distúrbio no qual a concentração de glicose no sangue encontra-se anormalmente elevada, pois o organismo não libera ou não utiliza a insulina de modo adequado.

Como funciona o equilíbrio de glicose no sangue? A concentração (glicose) varia durante o dia, aumentando após uma refeição e retornando ao normal em 2 horas. Normalmente, a concentração sérica (no sangue) de açúcar encontra-se entre 70 e 110 miligramas por decilitro (mg/dl) de sangue pela manhã, após uma noite de jejum. Normalmente, ela é inferior a 120 a 140 mg/dl, 2 horas após o consumo de alimentos ou de líquidos que contêm açúcar ou outros carboidratos.

O que é concentração sérica? Refere-se à quantidade de um nutriente, substância ou hormônio presente no
sangue. Como exemplo a concentração sérica de glicose no sangue, refere-se à concentração de glicose (açúcar) no sangue.

Qual o papel da insulina e quando ocorre o diabetes? A insulina, um hormônio liberado pelo pâncreas, é a principal substância responsável pela manutenção da concentração de glicose no sangue. Ela permite que a glicose seja transportada para o interior das células, de modo que estas produzam energia ou armazenem a glicose até a sua utilização ser necessária. A elevação da taxa glicose após comer ou beber estimula o pâncreas a produzir insulina, impedindo um maior aumento da concentração e fazendo com que ela diminua gradualmente. Como os músculos utilizam glicose como fonte de energia, a sua concentração no sangue também pode diminuir durante a atividade física.O diabete surge quando, o organismo não produz insulina em quantidade suficiente para manter a concentração sérica de insulina normal ou quando as células não respondem adequadamente à insulina.

Uma pessoa portadora de diabetes pode consumir um alimento light?
Não existe uma dieta-padrão para o indivíduo com diabetes. O profissional de saúde deverá fazer uma avaliação nutricional, desenvolvendo um plano alimentar adaptado às necessidades metabólicas e nutricionais, considerando até mesmo o estilo de vida do diabético. O ponto importante a ser observado é que um alimento light se encaixa na categoria de alimentos em que houve uma redução no fator energético de um dado alimento. Como exemplo podemos citar que um sorvete light possui um menor poder calórico que um sorvete tradicional, pois no light eliminou-se parte de gordura ou açúcar. O diabético deve observar se há restrição de açúcar branco, glicose ou frutose em sua dieta. Neste caso, mesmo que o alimento seja light, mas contenha algum tipo de açúcar mencionado, não deverá consumir tal alimento.

O que são os adoçantes? Os adoçantes são, em sua maioria, alimentos preparados a partir de substâncias não calóricas ou calóricas, naturais ou sintéticas, conhecidas como edulcorantes. Estes edulcorantes são mais doces que o açúcar branco, e promovem o sabor doce, alguns muito próximos ao açúcar comum.

O leite desnatado é um alimento light? Sim. Se compararmos com um leite integral ou semi desnatado o leite desnatado é considerado light, pois a gordura que é uma fonte de elevado teor energético foi subtraída do leite, reduzindo conseqüentemente o valor total. Por exemplo:1 copo de leite integral possui cerca de 64 kcal provenientes da gordura e;1 copo de leite desnatado não possui gordura portanto não possui calorias provenientes da gordura.

E um iogurte elaborado a partir de leite desnatado? Também. Via de regra é bom lembrar que todo produto elaborado a partir de leite desnatado é considerado light.

Se substituirmos o açúcar por um adoçante em um iogurte desnatado como fica? Se for um adoçante não calórico, reduziremos mais ainda o conteúdo energético, pois eliminamos a gordura e também o açúcar branco que é normalmente adicionado.Neste caso o produto também passa a ser dietético, pois não irá conter sacarose, glicose ou frutose. Este iogurte passa a ser recomendado para diabéticos e para quem quer perder peso sem se sacrificar.

Existe adoçante com sabor mais próximo ao açúcar? Sim. Existe uma gama variada de edulcorantes, que combinados promovem bons resultados.

A lactose presente no leite possui valor calórico? Sim. Parte do valor energético do leite é devido à lactose que é um carboidrato e representa cerca de 4.6% do leite. Portanto em copo de leite (200 ml) temos aproximadamente 37 Kcal provenientes da lactose.

O que é índice glicêmico? É uma maneira de verificarmos o quanto à taxa de glicose pode ser aumentada pela ingestão do alimento. Considera-se um alimento de elevado índice glicêmico, aquele que, após digerido e absorvido, elevam a taxa de glicose sangüinea acima de 90mg/dl. Em se tratando de carboidratos esta absorção ocorre em até 15 minutos. O índice glicêmico de um alimento depende de muitos fatores como o conteúdo de fibra, proteína, gordura e método de processamento e preparação do alimento.O índice glicêmico é baseado na glicose, que possui índice 100. Exemplo: O arroz refinado possui um índice glicêmico mais elevado que o arroz integral. Portanto, quanto maior o índice glicêmico, mais rapidamente a glicose se torna disponível no sangue e mais rápida é sua captação celular.

Qual a importância do carboidrato na alimentação? O carboidrato é responsável pelo fornecimento de energia para o organismo humano, principalmente o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas do sangue.

O que é a glicose? É um carboidrato, denominado de monossacarídeo e constitui a base de muitos outros carboidratos e alimentos. A glicose é o combustível do cérebro, portanto sua presença esta relacionada com a manutenção da vida.Em síntese seria impossível a manutenção da vida sem a ingestão de glicose, que é o elo da maioria dos alimentos.

Fonte:queijnobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário