Sejam todos Bem vindos ...

Quero muito a participação ativa de todos com sugestões, palpites, solicitando temas, etc ... quero tornar esse nosso cantinho muito aconchegante, conto com vcs ...
Bjoss

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pimenta

PIMENTA DA JAMAICA


Pimenta é o nome comum dado a várias plantas, seus frutos e condimentos deles obtidos, de sabor geralmente picante. Porém, este termo tem acepções diferentes nos vários países lusófonos.

No Brasil, o termo refere-se tanto às espécies de Capsicum como às de Piper e Pimenta. Já o termo pimento ou pimentão é utilizado para as variedades doces de Capsicum annum, também designadas como pimentas-doces. As variedades de Piper nigrum são designadas por pimenta-do reino. O termo malagueta ou pimenta-malagueta é usado para variedades de Capsicum frutescens.

Em Portugal, o termo não é geralmente aplicado para as plantas do género Capsicum, para o qual se usam usualmente os termos pimento, malagueta ou piripíri (sendo o primeiro mais usado para as variedades mais doces de Capsicum annuum e os restantes para as variedades picantes, referindo-se o termo piripíri geralmente a Capsicum frutescens), sendo aplicado sobretudo para os géneros Piper e Pimenta e para condimentos obtidos a partir de Capsicum, como a pimenta-de-caiena.

Em Moçambique as variedades de Piper são chamadas pimenta-redonda; piripíri refere-se aos frutos pequenos de Capsicum frutescens e malagueta às variedades de tamanho maior enquanto em Angola o termo preferido é jindungo.

Além das referidas acima, existem várias outras plantas, que não sendo usadas como especiarias, são também denominadas de pimentas.

Piper Pimenta-preta, Piper negrum, também pimenta-redonda ou pimenta-do-reino
Pimenta-de-são-tomé - Piper guineense
Pimenta-longa - Piper longum
Capsicum Capsicum annuum
Capsicum baccatum - variedades: pimenta-dedo-de-moça, pimenta-cumari, chifre-de-veado e cambuci. No Brasil também pimenta-calabresa.
Capsicum frutescens
Capsicum chinense
Capsicum pubescens
Pimenta-de-caiena - geralmente produzia a partir de C. frutescens
Pimenta-malagueta - variedade de C. frutescens, também chamada piripíri, jindungo ou malagueta
Pimenta-murupi - variedade de C. chinense cultivada no Brasil
Jalapeño - variedade de C. annuum
Pimenta-doce - pimentão, pimento, variedade de C. annuum
Savina-vermelha - variedade de C. chinense
Naga Jolokia - provável híbrido de C. chinense e C. frutescens
Pimenta-da-jamaica - Pimenta dioica
Pimenta síria - uma mistura de especiarias
Pimenta-da-áfrica - Xylopia aethiopica
Pimenta-de-macaco - Xylopia aromatica
Aroeira - Schinus molle e Schinus terebinthifolius
Pimenta-de-sichuan - Zanthoxylum piperitum
Pimenta-da-guiné - Aframomum melegueta

Nenhum comentário:

Postar um comentário